Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

sábado, setembro 18, 2010

Turismo religioso estimula economia de mais de 300 cidades do país



Religião é motivo de 3,6% de todas as viagens realizadas dentro do país.
Veja mapa com alguns dos principais destinos.


Anay Cury
Do G1, em São Paulo

A busca por destinos de viagem religiosos tem crescido no país, contribuindo para o incremento da economia de pequenos municípios - a maioria localizada no interior do Brasil. De acordo com dados preliminares do que virá a ser o Mapa do Turismo Religioso do governo federal, já foram identificadas 344 cidades com calendário de eventos - a maior parte católicos.

Aparecida, no interior do estado de São Paulo, é um dos destinos mais procurados pelos fiéis no país. Por ano, a cidade, cuja população fixa chega perto de 37 mil habitantes, recebe cerca de 10 milhões de visitantes. Nos últimos três anos, o número de turistas têm aumentado 10%, em média, segundo a Secretaria Municipal de Turismo.

"O turismo religioso representa 80% da renda de Aparecida. É o motor da cidade, não há outro meio econômico. Só de leitos, temos 35 mil nos hotéis. Daria para acomodar quase a cidade inteira" disse o secretário, Célio Luís Batista Leite.

O aumento da renda dos brasileiros, do trabalho formal e do acesso ao crédito tem sido essencial para que essa tendência de expansão do segmento de turismo religioso se mantenha e possa ser observada não apenas em Aparecida, mas em todo os destinos do país, de acordo com o setor.

Católica fervorosa, conforme se intitula, a aposentada Aparecida Ferro Sona, 73 anos, moradora de São Paulo, disse já ter percorrido a maioria dos destinos religiosos do país.Aparecida Ferro Sona já percorreu a maioria dos destinos religiosos do país. (Foto: Daigo Oliva/G1)

Católica fervorosa, conforme se intitula, a aposentada Aparecida Ferro Sona, 73 anos, moradora de São Paulo, disse já ter percorrido a maioria dos destinos religiosos do país.

"Já fui para todos os lugares que você possa imaginar, e mais de uma vez. Viajo desde muito nova. Acabei de voltar de um santuário lindo, perto de Goiás. Mas recomendo a todos que um dia conheçam Aparecida. Perdi as contas de quantas vezes já fui", relembra. A atração por esses lugares era tão grande que Aparecida acabou planejando viagens para destinos ainda mais distantes, chegando até Jerusalém, em Israel, Fátima, em Portugal, Toledo, na Espanha, e Vaticano.

Em Juazeiro do Norte, localizado no Vale do Cariri, no sul do Ceará, o interesse pelo principal atrativo da região vem crescendo nos últimos anos, bem como o número de dias em que os turistas permanecem no município, consumindo mais e gerando mais renda para economia local. Em Juazeiro do Norte, viveu padre Cícero Romão Batista - historicamente considerado o maior benfeitor da cidade, morto há 76 anos. Por ano, a cidade recebe perto de 2,5 milhão de visitantes.

"As pessoas têm tido mais interesse, estão mais movidas pela religião, e com mais condições de vir para cá. O movimento está crescendo nos últimos anos. Temos observado que o romeiro, que antes vinha para cá sem muitas condições, já fica hospedado por mais tempo e explora, inclusive, outras atrações que temos aqui", disse José Carlos dos Santos, secretário da pasta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria, a única em todo o mundo, segundo ele.

Os benefícios desse crescimento não se restringem apenas ao comércio local e à rede hoteleira da cidade cearense. O mercado imobiliário da região também está aquecido, e mais empresas têm optado por instalar-se no município, segundo Santos. "A cidade inteira tem crescido e está crescendo em torno da religião, dos atrativos religiosos", afirmou o secretário.





O que falta
Atentas ao crescimento, que deverá ser ainda maior nos próximos anos, com a proximidade das Olimpíadas, as administrações municipais têm investido na infraestrutura das cidades. No entanto, na avaliação de Mário Jorge Pires, professor do curso de turismo da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), ainda existem entraves.

"No caso de Aparecida, por exemplo, não existe oferta de hotéis de bandeiras conhecidas. Isso acaba contribuindo para que pessoas de maior poder aquisitivo busquem outros destinos, fora do país, como Fátima. Se houvesse maior investimento nesse sentido, mais pessoas, com renda maior, seria possível que o número de visitantes aumentasse ainda mais, bem como o valor médio gasto, que hoje ainda é baixo", comentou.

A melhoria na infraestrutura ainda poderia ser justificada pela busca constante de turistas de outros países por destinos religiosos. Segundo dados do Ministério do Turismo, o número de turistas estrangeiros que vêm ao Brasil com fins religiosos, por ano, é de cerca de 25 mil. O número representa 0,5 % do total de desembarques no país.

Incentivo
Segundo pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a pedido do governo federal, por ano, são realizados 8,1 milhões de viagens domésticas "movidas pela fé", o que representa 3,6% de todas as viagens realizadas dentro do país.

Para incentivar o segmento do turismo religioso no país, o Ministério do Turismo tem implementado planos, com o objetivo de organizar a atividade nas cidades. "É preciso garantir o desenvolvimento sustentável dos destinos. Uma forma de se fazer isso é fazer ofertas complementares, para que os turistas tenham chance de conhecer outras atrações, que não só as religiosas", disse Sáskia Lima, coordenadora geral de segmentação do Ministério do Turismo.

Dados do turismo no país
De acordo com o governo, a estimativa é que o setor turístico responda por até 4% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas no Brasil, até 2014. A estimativa é baseada no ritmo de crescimento da economia do país, segundo o ministério.

Hoje em dia, o setor corresponde a cerca de 2,6% do PIB, perto de US$ 39 bilhões. Do total, 85% são receitas geradas pelo turismo doméstico.

No segundo semestre deste ano, os desembarques domésticos deverão crescer 25% na comparação com o mesmo período do ano passado. Isso resulta em uma alta de 10% sobre 2008, considerado um dos melhores da história para o setor, conforme informou o Turismo.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails