Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

quarta-feira, setembro 01, 2010

É preciso saber viver



Essa música de autoria de Roberto e Erasmo Carlos, gravada pelos Titãs nos traz uma profunda reflexão sobre o que é a vida e como devemos viver. Considerando que como cristãos, Jesus nos disse que veio para trazer "vida e vida em abundância" é mais comum que nós nos percamos no meio desse caminho, valorizando coisas sem valor e desvalorizando as coisas mais preciosas, perdendo o nosso tempo de viver, dentro da nossa curta existência terrena, em detrimento das coisas que realmente tem valor.

"Quem espera que a vida, seja feita de ilusão pode até ficar maluco ou morrer na solidão."
Criamos muitas ilusões nas nossas vidas, desejamos o melhor emprego, o melhor carro, a melhor casa, a melhor parceira ou parceiro, a saúde mais inabalável, contudo o que temos às vezes é o oposto, e acabamos tantas vezes nos frustrando porque não conseguimos alcançar nossos objetivos, ou então porque por mais avidamente que estejamos tentando alcançar todas essas coisas o que temos é mais adversidades, vivendo a vida de ilusões do que poderia ser e não aproveitando aquilo que ela realmente é.

Desse jeito, de fato, nosso destino é ficar maluco - porque nunca alcançamos o que queremos - ou então morrermos na solidão, porque não aproveitamos o melhor dos nossos relacionamentos, sabendo lidar com a imperfeição das pessoas, e acabamos tentado achar apenas pessoas perfeitas com quem possamos nos relacionar, mas isso nunca encontraremos.

Que exemplo maior do que Jesus nesse quesito poderíamos ter? "Observem como crescem os lírios. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles." A despreocupação com coisas é um quesito primordial para que não vivamos de ilusões, nem ao menos necessidades mais básicas devem ser tidas como alvos de nossa preocupação, porque Nosso Pai já está nos provendo tudo isso.

Quando idealizamos demais aqueles com quem queremos nos relacionar, acabamos caindo na solidão, sendo que Jesus disse que até mesmo nossos inimigos são dignos de oração, e o Apóstolo Paulo diz aos Romanos que devemos acolher aqueles que são fracos e não procurar agradar a nós mesmos. Esse é um segredo para relacionamentos sadios e bem temperados, quando procuramos agradar ao outro em detrimento de nós mesmos.

Agindo assim teremos o devido cuidado "pra mais tarde não sofrer".

"Toda pedra do caminho você pode retirar."
Quantas vezes paramos no meio do caminho porque encontramos ou esbarramos em alguma pedra? Às vezes consideramos as pedras nos nossos caminhos tão grandes que classificamos como instransponíveis e desistimos da caminhada. Assim é a vida cristã, como disse Jesus, "no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo porque eu venci o mundo." - não podemos de maneira nenhuma deixar as pedras no caminho nos impedir de realizar e cumprir nossa caminhada, precisamos ter a consciência de que Cristo está conosco, ajudando a retirar as pedras do caminho. E quais são as pedras que bloqueiam nossos caminhos? Cada um tem as suas pedras, as suas dificuldades. O desânimo é uma pedra enorme no nosso caminho, porque tira nossa vontade de lutar, a preguiça é outra pedra que serve para nos manter parados no meio da estrada, a frustração é outro obstáculo que acaba se levantando contra nós.

Mas o pior mesmo é quando nós mesmos criamos as pedras no nosso caminho, colocamos relacionamentos mal resolvidos como obstáculos, dificuldades materiais que se tornam pedregulhos, medos de todos os tipos criados por nós nos impedem de prosseguir.

Não podemos nos deixar abater, temos o próprio Deus ao nosso lado, removendo as pedras do nosso caminho, nos guiando pelas bifurcações da vida e mostrando cada vez mais o nosso alvo. Precisamos ter bom ânimo para vencer o mundo como Ele venceu.

"Numa flor que tem espinhos você pode se arranhar."
Uma flor poderia representar tudo que há de mais belo na natureza, seu aroma agradável, suas cores harmoniosas, e com isso lembramos que mesmo toda a beleza de sonhos realizados, objetivos conquistados, pessoas amadas, ainda assim estamos sujeitos aos espinhos que acompanham tudo isso. É como quando no Evangelho vemos a comparação entre a porta larga e a estreita. A porta larga não tem espinhos, não tem dificuldades, mas conduz a perdição, já a porta estreita conduz por um caminho apertado, cheio de espinhos, mas que no final nos levará a vida eterna em Deus.

Em nossos relacionamentos podemos estar com pessoas incríveis, que nos alegram, que choram conosco, que nos completam, mas sempre teremos momentos espinhosos nas nossas relações, porque cada um de nós possui defeitos que vez ou outra arranham aqueles que estão a nossa volta, por mais que os amemos.

"Se o bem e o mal existem, você pode escolher."
Me lembro das palavras de Deus no Deuteronômio, quando ele coloca dois caminhos diante do povo, a benção ou a maldição e faz uma recomendação para que escolham a benção. E o que é escolher a benção ou escolher o bem? É viver uma vida digna perante os homens e perante Deus, cumprindo seus mandamentos, amando e abençoando todos aqueles que temos contato, levando uma vida piedosa, tendo nossa mente transformada por Deus e não amoldados a esse mundo.

A luta entre o bem e o mal não é apenas uma batalha espiritual entre anjos e demônios, ela é primeiro uma luta interna de cada um de nós, como Paulo diz, queremos fazer o bem mas acabamos por fazer aquilo que é mal. Precisamos vencer essa luta, renovando nossa mente a cada dia, fazendo a escolha certa em cada um dos momentos das nossas vidas.

Que possamos ser cristãos conscientes que é preciso saber viver cada minuto das nossas vidas, sem desperdiçar a graça de Deus derramada sobre nós.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails