Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

quarta-feira, setembro 22, 2010

Carta de um cristão, de igreja batista em Curitiba...



.. Sobre a repercussão do vídeo do Pr. Paschoal
por Douglas Rezende (via UltimatoOnline)

Tenho acompanhado, com profunda tristeza, os acontecimentos relativos a este vídeo nas últimas semanas, tenho meus motivos.

Sou professor e ativista social, evangélico desde minha adolescência.

Faz mais de 10 anos que tenho lutado contra a iniquidade nesta terra, já fui ameaçado, injustiçado, xingado, humilhado, já chorei, me entristeci, briguei, levantei, vi misérias sociais e corrupções, explorações e assassinatos.

E nunca, nunca, nunca mesmo, vi uma mobilização se quer por parte da instituição igreja na busca por justiça, inclusive várias situações a cima as quais presenciei, foram promovidas por "evangélicos".

Agora, milhões de evangélicos se levantam contra o PT, como se extirpar este partido da face da terra o próprio demônio estivesse vencido. Mas e os outros partidos,
santificaram-se por não terem sido citados na fala do Pr. Paschoal?

Profundas e absurdas iniquidades neste país são realizadas por pessoas de todos os partidos e por todos os partidos, inclusive pelo PT, e não exclusivamente.

Não considerar esta questão óbvia em época de eleições é infantilismo moral.

Uma grande massa de evangélicos, agora enraivecidos e em guerra, não estão contra a iniquidade, mas de forma politiqueira, contra um partido apenas.

Não contra a iniquidade institucionalizada, pois a esta há o silêncio.

A não participação fora de épocas eleitorais é prova disso, e continuará o silêncio após as eleições.

Eu apenas oro e lamento, pois os abortos de crianças nascidas, que acontecem há tempos em nosso país, fruto do descaso político e maldades institucionalizadas, recebem também há tempos o silêncio vindo de Mamom, de dentro de nossas igrejas institucionalizadas.

Eu digo com a coragem de quem não tem nada da instituição igreja a perder, e com o risco de ser queimado na fogueira dos novos inquisidores que estão surgindo:

O Pr. Paschoal foi superficial demais em sua apresentação, colocou o termo iniquidade em uma caixinha bem pequena de um vídeo sensacionalista e infantilizante, não citou textos bíblicos para pautar sua retórica, imputou toda iniquidade do mundo a um partido apenas, quando sabemos que em todos eles há iniquidades, inclusive veladas, foi profundamente eleitoreiro e não contribuiu para que as pessoas pensem por si próprias.

E provavelmente os que acusam o PT de serem contra a liberdade, "democraticamente" me crucificarão pelo que estou afirmando.

O que a Bíblia define como iniquidade?

Será que esta massa de evangélicos, que só agora se levantam contrários a ela, conhecem a profundidade deste tema bíblico?

Iniquidade Bíblica não cabe naquele vídeo, nem dentro do enorme e rico prédio da PIB Curitiba da qual um dia fiz parte.

Alguém poderia citar algum partido sem iniquidade institucionalizada?

Agora os cristãos evangélicos poderão votar no DEMOCRATAS ou nos liberais do PSDB sem peso na consciência, mesmo que estes tenham vendido a nação e muitos daqueles, fisiologistas no poder, tenham ligação com os latifúndios de trabalho semelhante ao escravo. Mas estas iniquidades não fazem parte do nosso meio classe média "evangélica". Não estamos preocupados com isto.

Não sou petista, não vou votar na Dilma, não defendo o partido dos trabalhadores.

Mas se é para falar de iniquidade, que se apresente ela toda, inclusive a concentração de riqueza, de terras, de poder... toda esta podridão histórica que cerca nossa terra e que frente a ela temos calado, nos institucionalizado.

O silêncio de nossas igrejas em questões de pecados sociais e o grito de milhares somente aos pecados relativos à moralidade, dará testemunho contra nós mesmos.

Para alguns, o pastor batista Martim Luther King nunca foi um homem de Deus por proclamar em alto e bom som seu engajamento social cristão e por não se calar frente a INIQUIDADE dos brancos (inclusive batistas) que matavam negros apenas por serem negros, nos EUA dos anos 60.

"Mas a atitude deste pastor não vai contra o sexo, o homossexualismo e nem contra o aborto, então ele não enfrenta a iniquidade", diriam alguns.

Os pecados de Sodoma não foram apenas sexuais, mas sociais e de ganância, é só dar uma lida na Bíblia.

Se em uma família moradora da periferia de uma grande cidade brasileira, onde concentram-se vários problemas sociais enfrentados pelos trabalhadores e trabalhadoras deste país, nenhuma das questões apresentadas no vídeo ocorrer, se não houver nenhuma mulher enfrentando gravidez indesejada, em que pese a possibilidade de um aborto; se todos os homens ali forem heterossexuais, e se no Brasil não existir mais o PT... ENTÃO

NÃO HAVERIA INIQUIDADE INSTITUCIONALIZADA?

"Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a miséria que lhes sobrevirá".

A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas.

O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias.

Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocês foi retido com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.

Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate.

Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência."

Tiago Capítulo 5 Versículos de 1 a 6 (na sua Bíblia também tem)

Pano de saco e cinzas sobre nossas cabeças.


Fonte UltimatoOnline

3 comentários:

Douglas Rezende disse...

Por favor, a foto da candidata não tem relação com o texto e você tirou meu nome da carta que escrevi.

Douglas Rezende
Cristão
Ativista Social

Matheus Soares disse...

Olá irmão,

realmente a falta da assinatura foi um erro crasso meu. Mil perdões. É porque no site da Ultimato ele fica bem embaixo.

A foto foi apenas para chamar atenção :)

Mas já a removi.

Abraço,
Matheus

Douglas Rezende disse...

Que o poder da verdade possa vencer a verdade do poder nestas eleições.

Grande abraço fraterno

Na fé que insiste em ser teimosia


Douglas Rezende

Related Posts with Thumbnails