Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

sábado, setembro 25, 2010

Tiririca não saber ler e escrever



Fonte: Época (via Pavablog)

De acordo com a Constituição, os analfabetos são inelegíveis e, portanto, não podem se candidatar e receber votos. Por lei, os candidatos são obrigados a apresentar à Justiça Eleitoral um comprovante de escolaridade. Na ausência de comprovante, devem demonstrar capacidade de ler e escrever. Para registrar sua candidatura a deputado federal, Tiririca apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo uma declaração em que ele afirma que sabe ler e escrever. Essa declaração, segundo as normas legais, deve ser escrita de próprio punho. Mas Tiririca, de fato, sabe ler e escrever? A suspeita é que não. Vários indícios permitem levantar essa desconfiança.
O humorista Ciro Botelho, redator do programa Pânico da rádio Jovem Pan, diz que escreveu sozinho o livro As piadas fantárdigas do Tiririca em 2006. A publicação é assinada só por Tiririca. Botelho diz que escreveu com base em histórias contadas por ele. “O Tiririca não sabe ler nem escrever”, afirma.
Dois funcionários da TV Record também disseram a ÉPOCA que nos bastidores do programa humorístico Show do Tom, do qual Tiririca participa, é sabido que ele não lê nem escreve. De acordo com Ciro Botelho, o palhaço conta com a ajuda da mulher para decorar suas falas: “A mulher fica no camarim com ele e vai falando o texto. Ele vai decorando e conta do jeito dele”.
A reportagem de ÉPOCA acompanhou Tiririca por dois dias na semana passada. Viu o candidato dar autógrafos com uma grafia bem diferente da que aparece na declaração apresentada ao TRE, com letras redondas. Aos fãs, ele assina um rabisco circular ininteligível e desenha o que seriam as letras do nome de seu personagem. Em duas ocasiões, a reportagem deparou também com situações que demonstram que Tiririca tem, no mínimo, enorme dificuldade de leitura. No dia 21, a reportagem pediu para Tiririca ler uma mensagem de celular. Ele ficou visivelmente assustado diante do aparelho. O constrangimento do candidato só foi desfeito quando uma assessora leu o torpedo em voz alta. Minutos antes, referindo-se às críticas feitas a sua candidatura nos jornais, Tiririca dissera: “Eu não leio nada, mas minha mulher lê para mim”.
No dia 22, ÉPOCA fez um teste com Tiririca. Durante um almoço, pediu a ele para responder a perguntas da pesquisa Ibope sobre o Congresso. As duas primeiras questões foram lidas pela reportagem e respondidas normalmente por Tiririca. Em seguida, foi apresentado ao candidato um cartão para ele ler a terceira pergunta e as alternativas de resposta. Nesse momento, seus assessores o cercaram imediatamente. O filho de Tiririca, Éverson Silva, começou a ler a pergunta para o pai, mas a pesquisa foi interrompida pelos assessores com a alegação de que ele precisava almoçar e que a aplicação da pesquisa não fora combinada previamente. A cena pode ser vista no vídeo abaixo.
Depois desse novo mal-estar, ÉPOCA tentou questioná-lo sobre sua alfabetização. Sua assessoria de imprensa não permitiu mais contatos. Ela diz que Tiririca sabe ler e escrever, masos pedidos de um encontro com o candidato para que ele lesse um texto e encerrasse as dúvidas foram recusados. A assessoria disse que Tiririca está na reta final da campanha e ficaria “chateado por ter de provar que sabe ler”.
O que acontece com um candidato sobre o qual há dúvidas sobre sua alfabetização? “Se houver dúvidas, o juiz pode submetê-lo a um teste”, diz o advogado Fernando Neves, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo Neves, essa prova é simples e visa apenas certificar a capacidade de ler e escrever do candidato. Se o candidato não conseguir provar que é alfabetizado, a jurisprudência da Justiça Eleitoral diz que a candidatura deve ser cassada.


0,,43244060,00 A política é uma piada (8)

2 comentários:

Eliana disse...

O negócio é o seguinte!! O povo elegeu tiririca, mesmo sabendo que ele é um homem simples, pobre, e talvez tenha mesmo dificuldade para ler e escrever. E daí ? No congresso tem muitos outros que tem dificuldade para ser honesto, e ai como fica? Cadê a democracia do país ? Acredito que se há uma lei que diz, que não pode se eleger quem não sabe ler e escrever, esta lei esta atuando de forma errada. Pois que olhassem isso antes de ele ganhar a eleição por que para chegar onde ele chegou, ainda mais por ser uma pessoa simples, foi fácil não, ele investiu dinheiro e tempo ! E agora como vai ficar isso ? tiririca não é um cara burro, pois conseguiu o que muitos com ensino superior não conseguiu, mais de 1 milhão de fotos! torço pelo tiririca por que aprender a ler e escrever, não é o fim do mundo, agora mudar caráter, isso sim é quase ímpossivel.

Eliana disse...

O negócio é o seguinte!! O povo elegeu tiririca, mesmo sabendo que ele é um homem simples, pobre, e talvez tenha mesmo dificuldade para ler e escrever. E daí ? No congresso tem muitos outros que tem dificuldade para ser honesto, e ai como fica? Cadê a democracia do país ? Acredito que se há uma lei que diz, que não pode se eleger quem não sabe ler e escrever, esta lei esta atuando de forma errada. Pois que olhassem isso antes de ele ganhar a eleição por que para chegar onde ele chegou, ainda mais por ser uma pessoa simples, foi fácil não, ele investiu dinheiro e tempo ! E agora como vai ficar isso ? tiririca não é um cara burro, pois conseguiu o que muitos com ensino superior não conseguiu, mais de 1 milhão de votos! torço pelo tiririca por que aprender a ler e escrever, não é o fim do mundo, agora mudar caráter, isso sim é quase ímpossivel.

Related Posts with Thumbnails