Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

quarta-feira, outubro 06, 2010

Colonos judeus repõem Alcorões queimados na Cisjordânia



Mesquita foi incendiada em ataque atribuído a militantes de assentamentos israelenses

 Ammar Awad/05.10.2010/Reuters
Grupo de colonos, entre eles o rabino Menachem Froman, expressou solidariedade aos palestinos, que tiveram mesquita incendiada

Colonos judeus entregaram nesta terça-feira (5) exemplares do Alcorão aos palestinos de uma aldeia da Cisjordânia, cuja mesquita foi incendiada em um ataque atribuído a militantes ligados aos assentamentos israelenses.

Vários exemplares do livro sagrado do islamismo foram queimados na madrugada de segunda-feira (4), e ameaças em hebraico foram rabiscadas no muro da mesquita de Beit Fajjar, localidade próxima ao enorme assentamento de Gush Etzion.

As suspeitas imediatamente recaíram sobre militantes ligados aos colonos, que são contra o processo de paz entre Israel e os palestinos. Recentemente as negociações foram ameaçadas com a retomada dos assentamentos por parte dos israelenses na Cisjordânia.

O rabino Menachem Froman, conhecido pacifista na região, foi um dos colonos que foram a Beit Fajjar expressar solidariedade com seus vizinhos muçulmanos.

- Esta visita é para dizer que, embora existam pessoas contrárias à paz, quem se opõe à paz se opõe a Deus.

Judeus e palestinos se unem em manifestação
Froman e outros judeus e palestinos liberais, partidários da coexistência de Israel e de um Estado palestino, fizeram uma manifestação num movimentado entroncamento rodoviário da Cisjordânia, levando cartazes com os dizeres "Queremos todos viver em paz". Pelo menos de 20 pessoas participaram.

Aharon Frasier, um jovem rabino de origem norte-americana, que vive em um assentamento próximo, manifestou "fortes objeções" a um ataque que contradiz os valores judaicos.

- Eu gostaria de ver mais gente vindo a eventos como este. Não podemos deixar isso [a paz] só com os políticos. Temos de fazer aquilo em que acreditamos.

Forças israelenses barram participação de palestinos
As forças israelenses, no entanto, impediram a aproximação de jovens palestinos de Beit Jaffar, que reagiram jogando pedras contra os soldados, os quais, por sua vez, responderam com gás lacrimogêneo. Não houve feridos.

Um jovem judeu ultraortodoxo que passava por ali pareceu perplexo com a manifestação.

- Uma manifestação contra a queima de uma mesquita? Será que todos os colonos viraram esquerdistas [grupo político favorável à causa palestina]?

Israel condenou o ataque à mesquita e pediu à polícia que identifique os culpados do incidente, que pode aumentar ainda mais tensão ao já complicado processo de paz no Oriente Médio.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails