Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

segunda-feira, julho 24, 2006

Não ignore a sua razão!




A desvalorização da razão não é privilégio dos fundamentalistas, é uma realidade para a maioria dos cristãos e para a maioria da sociedade, pois é um traço do pós-modernismo que vivemos.

À todo momento existem pessoas tentando nos "ludibriar", como por exemplo produtos que não precisamos, mas pelo seu apelo visual acabamos por consumir. Nunca se viram tantas religiões no mundo como agora, e é claro que a maioria delas prometendo equilibrio, paz interior e, é claro, prosperidade.

A teologia da prosperidade é um traço forte das igrejas evangélicas neo-pentecostais pois traz aquilo que o homem mais acha que necessita hoje, que é o dinheiro para que assim possa consumir mais coisas das quais, na verdade, ele não precisa!

Embora o cristianismo, principalmente a vertente protestante, seja tachada como àqueles que seguem uma fé cega (e na verdade a maioria o faz), isso é absolutamente uma mentira. Se pegarmos como base a epístola de Paulo aos Romanos, no capítulo 12, versículo 1, podemos notar que o culto que Deus espera de nós é um culto racional, e isso de forma alguma exclui a fé, pois a fé é que nos leva até Deus, mas o próprio Criador nos deu um intelecto vasto e complexo, não para que seja ignorado, mas para que seja usado! Resumindo, o cristianismo verdadeiro valoriza a razão.

Infelizmente, muitos cristãos e a própria sociedade tem vivido uma vida alienada, pois não tem capacidade de raciocinar e questionar as coisas à sua volta. O caso dos cristãos protestantes é mais grave ainda, pois levantamos a bandeira de que a nossa única regra de fé e prática é a bíblia, mas na verdade preferimos seguir os dogmas de nossos pastores e denominações, considerando-os acima de qualquer suspeita.

Que haja em nós o mesmo sentimento que houve em Martinho Lutero, o sentimento do questionador, de buscar a verdade nas Escrituras, como também foi feito pelo povo bereiano, o qual Paulo cita numa de suas epístolas.

Valorizemos a nossa razão, e continuemos com a fé no Filho de Deus, nosso Salvador.

Um comentário:

Sarah disse...

seguir pastor nao tah com nada, oq vale é seguir a biblia e soh... e como foi dito no post anterior, nao adorar a Deus pelo q Ele pode dar, mas pelo que Ele é! Por sua essência... =)



fica com Deus :***** amo-te

Related Posts with Thumbnails