Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

sexta-feira, maio 06, 2011

Jesus é o fim da religião



por Matheus Soares


"O Deus dos nossos antepassados ressuscitou Jesus, a quem os senhores mataram, suspendendo-o num madeiro." Atos 5:30 (NVI)

A mensagem de Jesus é destoante de qualquer outra mensagem religiosa, chega até a ser uma idéia perturbadora para os ferrenhos defensores de qualquer religião ou até mesmo aos anti-religiosos. É uma mensagem singular, que não exige duras penintências, ou méritos de bom comportamento durante muitas vidas nessa terra, não exige bens materiais em troca de porções de terra celestiais. A mensagem de Jesus, pasmem, não exige nenhum ritual específico, não exige templos para adoração, altares para sacrifício, imagens que representem a sua presença. Ela não precisa de absolutamente nada disso.

Essa mensagem é um escândalo como o apóstolo Paulo afirma, ela é capaz de destruir os mais profundos alicerces eclesiásticos em que um grupo religioso se baseia, inclusive colocou por terra a própria religião dos judeus, que havia sido instituída pelo próprio Deus ao formar o seu povo, muito embora eles tenham pervertido quase toda ela. Eles ficaram sobremaneira confusos com o Filho do carpinteiro considerando que tudo que viesse dele ou de seus seguidores era digno de morte.

O primeiro princípio que a mensagem de Jesus destruiu foi de que estruturas físicas poderiam conter a presença do Deus Altíssimo, templos e tabernáculos foram colocados por terra quando o Messias morreu na cruz, o véu que separava o povo de Deus foi rasgado de cima a baixo. Jesus, de forma surpreendente, coloca a presença de Deus dentro de cada homem e mulher.

Jesus também remove o alicerce dos dias separados para Deus, tanto o sábado quanto as festas do judeus tornaram-se desnecessárias. Acabou a divisão entre dia secular e dia santo, agora todos os dias deveriam ser considerados santos perante Deus. Exemplo disso é o verso 42 desse capítulo onde os apóstolos não cessavam de ensinar e levar o evangelho diariamente.

Outro paradigma quebrado por Jesus foi com relação aos bens materiais. As pessoas estavam acostumadas em separar apenas uma parcela dos seus rendimentos para Deus, considerando o restante como sua propriedade, ao contrário disso Jesus estimulava uma vida de doação completa, tendo como maior exemplo aquela viúva que deu tudo em favor do Reino.

E podemos dizer sem sombra de dúvida que o maior escândalo para os judeus com relação a Jesus foi o rompimento da barreira entre o povo de Deus e os excluídos e pecadores. Antes os aleijados, cegos e leprosos tinham que conviver com a exclusão social por serem considerados impuros, mas Jesus costumeiramente andava no meio deles efetuando milagres e integrando-os novamente à sociedade. Também Jesus não deixava pecadores e povos não considerados judeus de lado, e por várias vezes foi acusado de estar no meio de festas com esses tais, mas sua resposta é capaz de calar qualquer detrator: Eu não vim para os que estão sãos, mas sim para os doentes que realmente precisam de um médico.

Os judeus e especialmente os fariseus haviam distorcido de tal ponto a vontade de Deus que o centro da sua religião não era mais o Senhor, e sim o ritual religioso que faziam. Suas festas, suas leis, sua justiça própria eram mais importantes, muitas vezes, do que amar o próximo e fazer o bem. Cristo, entretanto, com sua morte na cruz e principalmente sua ressurreição acaba de vez com toda essa religiosidade vazia e trás uma nova perspectiva e uma nova esperança para a humanidade e a sua mensagem hoje é simplesmente essa: Siga-me.

O que tem sido a vida com Jesus para cada um de nós? Será que no lugar de Cristo temos vivido regrinhas religiosas que tem toda uma aparência de santidade mas que no fundo não tem poder nenhum contra o pecado? Será que a ressurreição de Cristo tem provocado um efeito de mudança constante nas nossas vidas? Será que a mensagem que pregamos é agradável a todos ou subversiva e digna de morte como foi aquela proclamada pelo Messias e pelos apóstolos?

O final do capítulo 5 de Atos mostra que os apóstolos foram duramente castigados pelos judeus por pregarem a mensagem de Jesus, sendo açoitados e humilhados, mas por viverem uma vida centrada nessa mensagem eis as suas reações: "Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do NomeTodos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo." At. 5:41-42

Oro para que possamos ter esse mesmo espírito dos apóstolos, distantes da religiosidade, mas totalmente entregues a mensagem da cruz de Cristo. É isso que fará a diferença nesse mundo onde muitos estão doentes e carecendo da boa mão de Deus.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails