Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Estar no mundo e não ser do mundo




Encontramos no capítulo 17 do Evangelho de João a chamada "Oração intercessória de Jesus", onde Jesus intercede pelos seus discipulos, tanto daquela época, como nós, principalmente rogando ao Pai que nós sejamos um com Ele, assim como Ele é com o Pai. Quero destacar os versos 24 ao 17: "Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade."

Enxergo essa tarefa uma das mais difíceis que temos perante Deus, pois é claramente um paradoxo, estar no mundo e não ser do mundo, mas algo fica muito claro nisso, temos um limite de atuação e de participação nessa terra. Nós nos misturamos às pessoas e às atividades, mas não nos tornamos parte delas. É por isso que a liberdade que temos em Cristo é plena, mas limita nossas atitudes. Alguns tendem a atrelar esse limite às atitudes pecaminosas, isto é, tudo aquilo que não é pecado é passível de ser feito pelo crente. Será isto realmente assim? É nessas horas que me lembro das recomendações do Apóstolo Paulo ao seu discípulo, Timóteo, mostrando que tudo nos é lícito fazer, mas nem tudo convém e nem tudo edifica. Isto é, o limite é maior do que simplesmente os atos pecaminosos.

O crente deve ser a imagem de Cristo Jesus, como Jesus rogou, ser um com Ele, um exemplo prático o próprio Jesus demonstrou no deserto ao ser tentado pelo diabo, quando este tentou provocar Jesus falando para que transformasse as pedras em pães, ora, seria pecado Jesus fazer isso? Não. Mas convinha que Jesus o fizesse naquele momento? Não. Aquilo edificaria? Muito pelo contrário! Outro exemplo do Apóstolo Paulo mostra esse tipo de situação, quando Timóteo sairia com ele pelas sinagogas pregando a Palavra, Paulo o circuncida, para que os judeus não tivessem com o que acusá-lo. Timóteo passaria por um prosélito do judaísmo. Mas neste momento convinha fazer tal obra, para que o evangelho fosse propagado. Em ambas as circunstâncias foi necessário sabedoria e discernimento, não só para o ato naquele momento, mas a sua repercussão dali para frente.

Não devemos viver ignorando os fatos que ocorrem a nossa volta e em dados momentos teremos que fazer coisas que não cremos e até achamos desnecessárias, mas isso em favor da salvação de outros, mas outras vezes teremos que dizer um NÃO bem sonoro.

Agora, como o crente alcançará tal sabedoria? A resposta é simples, relacionamento íntimo e real com Deus. Como chegar a esse relacionamento? As pessoas às vezes me perguntam como ter mais intimidade com Deus e às vezes esperam por "fórmulas mágicas", como um copo d'água em cima da TV, ou troca de anjo, ou até mesmo uma oração fervorosa, imposição de mãos e etc, algumas pessoas realmente tem vendido essas fórmulas mágicas para o povo, mas a verdade é que isso leva a apenas um relacionamento superficial com Deus. Quer um relacionamento profundo com Deus? Eis o que é necessário:

- Ore! Não adianta querer ter um relacionamento com Deus se você passa mais tempo na frente da TV ou do computador conversando do que de joelhos dobrados buscando a presença dEle. E mesmo quando não estiver orando de joelhos dobrados, ORE. Deus espera que você converse com Ele o dia todo, mesmo no carro, no trabalho, na escola. Esteja em espírito de oração o tempo todo.

- Leia a Palavra! Perdemos horas com tantas outras coisas, tantas outras leituras, mas a bíblia fica encostada. Às vezes surgem desculpas, como "ela é muito complicada", "é muito difícil", "já sei muito sobre ela", "ela é muito cansativa" e etc. Quer entender a bíblia? Quer que a leitura dela não seja cansativa? Crie o hábito de lê-la diariamente, orar antes e depois da leitura, peça sabedoria a Deus para entendê-la, procure tesouros nas palavras que às vezes parecem cansativas, lute contra o sono, cansaço e tédio! Jesus no deserto usou da Palavra pra rebater os ataques de Satanás. Que arma você acha que terá as mãos na hora da dificuldade?

- Jejue! Reserve momentos do seu dia para abster-se de alimentos, ou de coisas prazerosas, como Tv e Internet, e use esses momentos para orar e meditar na Palavra. Isso com certeza te levará mais próximo de Deus.

- Ame! Procure enxergar as pessoas a sua volta de outra maneira, pessoas que carecem de salvação, pessoas perdidas, você começará a enxergá-las com amor e não com julgamentos.

Relacionamento real com Deus é manifestado na vertical (você e Deus) e na horizontal (você e o próximo. Não se esqueça disso.

"O verdadeiro crente influencia o mundo com a Palavra de Deus e não se deixa influenciar pelo pensamento mundano"

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails