Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

Em ato pacífico, dezenas de milhares rezam em praça no Cairo



Dezenas de milhares de egípcios participaram nesta sexta-feira da oração do meio-dia na praça Tahrir, no centro do Cairo, onde se concentram os manifestantes antigoverno no dia da Marcha da Partida, esforço máximo pela renúncia do ditador Hosni Mubarak.

"É um movimento egípcio. Todo mundo participou, tanto muçulmanos como cristãos, para exigir os direitos que lhes roubaram", declarou o imã que liderou a oração, identificado como Khaled al Marakbi pelos fiéis reunidos na praça.

Sebastian Scheiner/AP
Manifestantes antigoverno se reúnem aos dezenas de milhares na praça Tahrir para a oração tradicional do meio-dia
Manifestantes antigoverno se reúnem aos dezenas de milhares na praça Tahrir para a oração tradicional do meio-dia

A oração ocorreu sob os olhares atentos dos militares, mas de maneira pacífica após dois dias de violentos confrontos entre manifestantes da oposição e apoiadores de Mubarak, no poder há 30 anos.

O ritual, dirigido por um imame, foi seguido com grande fervor por manifestantes da oposição que estão chegando maciçamente ao local.

Em seu sermão, o imame solicitou orações pelos mortos da revolta popular um pedido que foi seguido com lágrimas por muitos dos participantes do ato.

"Os protestos dos jovens se transformaram em um movimento nacional", afirmou.

"Não temos um partido que nos represente e expresse nossas reivindicações. Aquele que quiser negociar, que venha aqui para falar", afirmou o irmã. "Estamos livres e queremos viver livres. Peço que tenham paciência até a vitória", completou.

O imã chorou durante a oração na qual se lembrou dos mortos. Números não oficiais falam em mais de 140 mortos, mas a ONU (Organização das Nações Unidas) diz ter recebido relatos de cerca de 300 mortos desde 25 de janeiro. O último número oficial do governo, divulgado nesta quinta-feira, indica oito mortos e mais de 900 feridos na última semana.

Hannibal Hanschke/Efe
Manifestantes começam a chegar na praça Tahrir para Marcha da Partida, contra Mubarak
Manifestantes começam a chegar na praça Tahrir para Marcha da Partida, contra Mubarak

O imame também disse que cristãos e muçulmanos estão participando do protesto juntos. Nas orações deste meio-dia, acompanhada por uma imensa maioria de muçulmanos, também se viam cristãos seguindo suas próprias rezas.

"É um momento crucial", afirmou à agência de notícias Efe Adam Molyneuh, um dos manifestantes.

A imagem de milhares reunidos na oração em Tahrir é rara, já que o momento religioso mais importante da semana para o Islã costuma se limitar à intimidade das mesquitas.

Tão logo acabou a cerimônia, as pessoas começaram a gritar "vá embora, vá embora já" para pedir a renúncia de Mubarak, 82.

MARCHA

Mais cedo, milhares de egípcios seguiam nesta sexta-feira para a praça Tahrir para se unir aos milhares de manifestantes que passaram a noite no local, com a expectativa de dar um golpe decisivo em Mubarak após 11 dias de protestos.

Os egípcios faziam fila diante de uma barreira, na qual os soldados revistavam sistematicamente os manifestantes. Muitas pessoas pediam a abertura de outra entrada pelo temor de ficar de fora do início da prece muçulmana. A ideia é seguir depois em marcha de cerca de 15km até o Palácio Presidencial.

Patrick Baz/AFP
Manifestantes antigoverno aguardam perto de barricada improvisada na praça Tahrir, no Cairo
Manifestantes antigoverno aguardam perto de barricada improvisada na praça Tahrir, no Cairo

Um jornalista do canal de TV Al Jazeera afirmou que cerca de 65 soldados estão perto da Ponte 6 de Outubro e do museu, usando equipamento antidistúrbios. Eles também limitam acesso dos egípcios ao Corniche.

A situação no Cairo, especialmente no centro da cidade, parece ser tranquila até o momento e não há registros de novos tiroteios.

Fonte Folha.com

Um comentário:

Voltemos ao Caminho | blog disse...

Caro Mateus,

Estou conhecendo seu blog hoje. Muito edificante! Parabéns!

Faça uma visita ao VC,

http://voltemosaocaminho.wordpress.com

Related Posts with Thumbnails