Há exatos 491 anos atrás o monge Martinho Lutero afixa suas 95 teses contra as indulgências da Igreja Católica na porta da Igreja do Castelo em Wittemberg na Alemanha.
É claro que Lutero não foi o único responsável pela Reforma, devemos lembrar de Jan Huss, John Wycliffe, Pedro Valdo, Felipe Melanchton, Calvino, Zuínglio e tantos outros, que se enquadram muito bem no texto de Hebreus como homens dos quais o mundo não era digno.
É com lágrimas nos olhos que penso em como homens comuns, cheios de medos, neuras, sujeitos as mesmas paixões que nós, deixando-se serem usados pelo Espírito Santo trouxeram a liberdade que temos em cultuar a Deus e ler as Sagradas Escrituras.
Sinto tristeza porque nas nossas igrejas essa data está esquecida, sinto tristeza quando valorizamos tantas pessoas em nosso meio por suas belas vozes ou pelos sermões divertidos e deixamos de lado os escritos de homens como esses citados acima, homens que de fato trabalharam pelo Reino de Deus, sinto tristeza quando vejo que estamos pensando tanto em nossos templos, nossas estruturas, nossos ministérios, e deixamos de lado a pregação do evangelho puro e simples. Sinto tristeza porque ser evangélico é algo comum hoje, afinal, qualquer religião é boa para o mundo.
Por fim, sinto tristeza porque não temos coragem de afixar as teses do evangelho no coração das pessoas. Transformamos o dízimo, a presença nos cultos, a participação nos ministérios como indulgências para que possamos entrar no Reino dos céus.
Ainda continuo sonhando com uma nova Reforma, que talvez nem seja como a de 1517, mas que Reforme nossos pensamentos para que se amoldem a Palavra de Deus, que reforme nossos atos, para que demonstremos amor ao próximo, que Reforme o nosso coração para que possamos nos compadecer dos que estão doentes no corpo e na alma.
Mas enquanto houverem homens dos quais o mundo não é digno, e creia, ainda existem tais, ainda há esperança! Enquanto o cálice da ira de Deus ainda não encher-se contra a humanidade ainda há tempo! Enquanto Cristo estiver diante do Pai intercendo por nós (e Ele sempre estará) ainda há salvação!
Celebremos essa data, lembremos de nossos mártires, nos preparemos para a batalha, saiamos pelo mundo levando a mensagem do arrependimento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário