Assine a
Newsletter
Semanal

Nome
Email

Receba
Atualizações
Diárias

Email
Inscreva-se

domingo, dezembro 23, 2007

Nós e a manjedoura



Quando pensamos na cena do nascimento de Jesus a nossa mente é povoada pelas representações natalinas, peças teatrais, cantatas, filmes, desenhos e ilustrações. Os presépios são lindos, e eu sou um dos admiradores de tais obras de arte. Porém, se deixarmos de lado essa arte e pararmos para pensar na situação real, nos fatos daquele acontecimento, passaremos a ver a grandeza de nosso Deus.

Imagine você, sendo um pai ou uma mãe, com seu filho prestes a nascer, mas tendo a vida dele ameaçada por um governante maluco, numa época de barbáries sem tamanho, e ainda não achando um lugar adequado para que a criança nasça, nem uma maternidade como estamos acostumados, muito menos um lugar limpo. Imagine ainda que seu filho é a promessa máxima do Todo-poderoso para a humanidade, a única esperança de um povo assolado pela falta de esperança. O único lugar disponível foi uma estrebaria, isto é, um estábulo, em meio aos animais, em meio à sujeira. Não havia cama, mas apenas uma manjedoura, e a manjedoura nada mais era do que o local onde serve-se a comida para os animais, com certeza não é um lugar propício para um recém nascido.

Foi assim que o Rei do Universo habitou esse corpo mortal. Para o mundo isso é loucura, mas para nós esperança. Um rei que nasceu num curral, teve pais humildes, cresceu como carpinteiro, teve por amigos pescadores, prostitutas, mentirosos, traidores, violentos, cegos, coxos, leprosos, cobradores de impostos. Por várias vezes ele não tinha onde repousar. Viveu sendo perseguido e acusado. Sempre submeteu-se a vontade do Pai, nunca usurpou um posto que não era seu. Foi fiel até o fim, e mesmo sem pecados morreu pendurado num madeiro.

Como o Apóstolo Paulo disse, essa mensagem é loucura para o mundo, mas é preciosa para nós. Deus confundiu a sabedoria do mundo, usou as coisas loucas para mostrar seu poder e derrubou de vez todos os preconceitos da humanidade.

A imagem da manjedoura acompanhou toda a vida de Jesus, sendo este o lugar que ele ESCOLHEU nascer, para que assim mostrasse ao homem que Ele não se importa com a aparência, que Ele não liga para o conforto e que mesmo a mais inóspita manjedoura pode vir a ser o lugar onde o Salvador nasce, bem como os nossos corações, manchados e infectados pelo pecado, não tem bem próprio algum, sendo nós totalmente indignos do nascimento do Rei dos Reis, mas Ele, com seu infinito amor nos diz que nada disso importa, pois Ele mesmo escolheu habitar em nós. Através do Espírito Santo somos feitos iguais àquela manjedoura.

Deus poderia ter escolhido qualquer beleza para habitar, mas Ele nos escolheu. E quando o recebemos somos feitos semelhantes à sua imagem, e a vida devassa que vivíamos é agora uma bonita obra de arte, como as manjedouras dos presépios. Somos agora filhos de Deus, amigos Dele, irmãos do Senhor.

Que nesse natal nosso coração seja como aquela singela manjedoura de Belém. Humilde, mas aberta para acolher nosso Salvador.

Tenham um natal coberto pela maravilhosa graça de Deus.

domingo, dezembro 16, 2007

Salmo 23



O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.

Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

quarta-feira, dezembro 12, 2007

O credo que creio



1. Creio em um único Deus. Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Este Deus age através de três pessoas, compartilhando da mesma essência divina de forma tão miraculosa que minha mente humana é incapaz de compreender em sua plenitude.

2. Creio na bíblia como única regra de fé e prática - sem exceções. Repudio doutrinas estranhas a elas, mesmo que um anjo do céu as apresente. Quem prega algo além deste livro para mim é anátema.

3. Creio em Jesus Cristo, como o Filho de Deus, como pessoa da Trindade, como sendo o próprio Deus. Creio na totalidade de sua natureza divina assim como creio na totalidade da sua natureza terrena. Creio ser este um mistério também ininteligível para mim. Creio no seu nascimento de uma virgem, creio nos seus milagres, creio no seu sacrifício em meu lugar, creio na sua ressurreição, creio no seu reinado.

4. Creio na proteção divina. Enquanto estou em Cristo, sou Dele. O maligno não me toca de nenhuma forma, a não ser que o próprio Deus assim o permita como o fez com seu servo Jó. Nada pode me separar do amor de Deus. Creio que mesmo quando peco continuo sendo filho de Deus e esta condição só pode ser quebrada caso eu apostate da fé - seja por vontade própria, seja por levar uma vida pecaminosa distante da vontade de Deus.

5. Creio na provisão divina. Tudo o que tenho provém do Pai. Tendo o que comer e com o que me vestir estou contente. Não barganho com Deus. O que dou para sua obra faço de coração, não com desejo ganancioso de "colher frutos" terrenos desse ato.

6. Creio no poder e ação do Espírito Santo. Creio nos dons, sejam miraculosos ou naturais. Tudo provém da boa mão de Deus. Creio que os crentes em Cristo Jesus são os templos onde o Deus Espírito Santo habita, não em templos feitos por mãos de homens.

7. Creio na Santa Igreja Universal, que não é nenhuma denominação, mas sim constituída por todos os santos de Deus na terra, que fazem da sua vida uma oferta de louvor agradável ao Senhor, amando-O e amando seu próximo como a si mesmo. Esta Igreja é o instrumento da expansão do Reino de Deus na terra.

8. Creio, ainda, que nenhuma nação é superior a outra, isto é, Deus não considera uma ou outra melhor para fazer sua obra. Não posso conceber moveres especiais de Deus aqui e acolá. Isso é apenas soberdade de pessoas que supões que números expressam a ação divina.

9. Creio que é tarefa do cristão amar sua nação, acolher seu povo, lutar pelos que sofrem, buscar a paz.

10. Creio na vida eterna em Cristo Jesus, creio na Nova Jerusalém que descerá do céu, creio na purificação do nosso corpo e creio no julgamento divino.

segunda-feira, dezembro 10, 2007

Credo da Santa Igreja Evangélica Brasileira



1. Cremos na bíblia como única regra de fé e prática, desde que esta não conflite com as grandes revelações divinas dadas a nossos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, ministros de louvor e todos quantos afirmarem que receberam revelações do Senhor.

2. Cremos no grande e maravilhoso poder da oração, cremos que aquilo que determinarmos Deus torna-se obrigado a cumprir, cremos que nossa sabedoria é altamente suficiente para julgar e saber daquilo que precisamos.

3. Cremos que todo dinheiro ofertado e dizimado serve como moeda de troca para as bençãos de Deus, pois Ele é obrigado a nos abençoar em muito mais aquilo que damos. Não devemos simplesmente ofertar com o coração, mas esperando o retorno - que é certo.

4. Cremos que todo aquele que autodenomina-se evangélico faz parte da Igreja de Cristo, portanto proibimos qualquer palavra, crítica ou julgamento contra estes, mesmo que estejam errados e levando muitas pessoas ao erro - somos todos filhos de Deus.

5. Declaramos que todo apóstolo, pastor e ministro de louvor evangélico é intocável, são ungidos do Senhor, e isto significa que aquele que ousar criticá-los é amaldiçoado por Deus. Cuidado com o que fala.

6. Cremos que somos a igreja do avivamento, que há um mover profético sobre a nossa nação, apesar das práticas aparentemente estranhas àquelas ensinadas por Jesus - lembre do primeiro ponto desta declaração. Não precisamos de arrependimento, somos praticamente perfeitos.

7. Cremos que Deus cada vez mais se agrada com nossos templos suntuosos, portanto todo esforço para arrecadar verbas nesses sentido é válida. As práticas marqueteiras devem ser incentivadas. Afinal, os templos são as casas de Deus, somente lá ele se revela para nós, santos evangélicos brasileiros. As reuniões em casas ou células são apenas um instrumento para que as pessoas cheguem aos templos, afinal, isso é a igreja.

8. Cremos no poder dos atos proféticos, mesmo que pareçam estranhos em relação à Bíblia. Não tenham medo de profetizar (não importa se você tem o dom de profecia ou não). Assim como alguns parcos exemplos bíblicos do que chamamos de atos proféticos podemos fazer o mesmo. Não se preocupe em saber a vontade de Deus, lembre-se, você é quem determina.

9. Cremos nas mais variadas manifestações do Espírito Santo: falar em línguas, profetizar, cair, subir nas paredes, rastejar, estribuchar, andar em quatro patas como um leão, rir descontroladamente. O importante é o que você sente.

10. Cremos que somos a verdadeira igreja de Cristo sobre a terra. Vamos escarnecer sobre qualquer outra religião (espíritas, católicos, budistas, etc) pois estes são filhos do diabo, porém nós, em todas as nossas ramificações somos filhos de Deus.



Lembramos a todos que perseguiremos os críticos, hereges e inconformados. Proibimos que deêm voz a estes em nossos templos. É melhor que os afastem de todas atividades que exerçam. Estes só sabem nos julgar e suas discussões são infrutíferas para nossos objetivos.

Oremos para que Deus pese sua mão sobre estes que são contra nós. E como nossas orações são determinantes cremos que serão humilhados e esmagadados. Somos mais que vencedores.


É em nome daquele que deseja que sejamos reis nessa terra que proferimos estas palavras.

Amém!

segunda-feira, dezembro 03, 2007

Credo Apostólico



Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao Céu; está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.

Aprendendo a pedir



"Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando." João 5:7-14

É normal que almejemos as bençãos de Deus, mas será que temos sido dignos de tais graças?

Esse discurso de Jesus nos ensina alguns bons princípios para isso.

- Primordialmente precisamos estar em Cristo, como ramos da Videira Verdadeira.
- Permanecer em Cristo significa conhecer e praticar suas palavras.
- Estar em Cristo glorifica ao Pai, e para glorificar ao Pai é tarefa nossa produzir bons frutos (Frutos dignos de arrependimento, frutos de justiça, fruto do Espírito e frutos da nossa evangelização).
- Em Cristo, gozamos do seu amor por nós, e para estarmos continuamente nessa condição é preciso guardar seu mandamento e seu mandamento é tão somente amá-Lo e amar ao nosso próximo. O mandamento é simples mas vivê-lo é tão difícil a ponto de ter de abrir mão da própria vida em favor de nosso próximo.
- Estando em Cristo tornamo-nos seus amigos. Quão grande dádiva podemos desfrutar! Entretanto a amizade com Deus exige que o obedeçamos.

Até que ponto nossa fé em termos nossos pedidos atendidos por Deus nos leva a viver uma vida frutífera, amorosa, obediente e transformada pelo poder do Espírito Santo?

Oremos para que o Senhor transforme o nosso querer e impulsione o nosso realizar, assim seremos a cada dia mais parecidos com Sua imagem.
Related Posts with Thumbnails